quarta-feira, 1 de julho de 2009

Festival Tanabata Matsuri

Fotos tiradas no ano passado durante o Tanabata Matsuri de 2008
Tá chegando o Tanabata Matsuri 2009 ! (Festival das Estrelas !)
A Lenda que deu origem à comemoração...

Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (a "Princesa Tecelã").
Certo dia Tenkou (o "Senhor Celestial") pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (o "Pastor do Gado" também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.
Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.
Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse.
Porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário Lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).


Há uma canção tradicional de Tanabata que é ensinada às crianças japonesas:

Sasa no ha sara-sara (笹の葉 さらさら)
Nokiba ni yureru (軒端にゆれる  )
Ohoshi-sama kira-kira (お星様 キラキラ)
Kin Gin sunago (金銀砂ご    )

Tradução aproximada:

As folhas do bambu, murmuram, murmuram,
balançam as pontas.
As estrelas brilham, brilham,
grãos de areia de ouro e prata.

As ruas do bairro da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando para os visitantes uma beleza única e inesquecível com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simboliza as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça que as enormes caudas ao balanço do vento imitam os cometas cruzando o céu.
Não deixe de ir, é muuuito Legal !!!
Não esqueça de levar seu papéizinhos ( tanzaku) com pedidos ou compre lá mesmo uns coloridinhos para colocar seus pedidos.
Costumo confeccionar os meus aqui em casa com a família, já levo escrito os pedidos e na hora de pendurar nos bambus vale reforçar o pedido com uma reza e reverência !!
Diz a Lenda que todos os pedidos feitos no Tanabata Matsuri são atendidos !
Data: 11 e 12 de Julho de 2009 (Sábado e Domingo)
11 (sábado) 10:00h às 20:00h
12 (domingo) 10:00h às 17:00h.
Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade - São Paulo - SPPosted by Picasa

2 comentários:

  1. Boa Mikita adorei saber tudo ,vc sempre uma fonte segura..........hehehe
    beijus da sosso

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir